Histórico

EM 1986 ELIANA BORALLI TORNOU-SE MÃE.
TRÊS ANOS DEPOIS, SUA FILHA FOI DIAGNOSTICADA COM AUTISMO.
NA BUSCA INCESSANTE DE ENCONTRAR CAMINHOS OU PROCESSOS RACIONAIS PARA DAR OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO PARA SUA FILHA NATHÁLIA, FUNDOU A AUMA – ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA CRIANÇA AUTISTA.

NA ASSOCIAÇÃO, EM CONTATO COM UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE CRIANÇAS AUTISTAS, OBSERVOU NA PRÁTICA DIÁRIA, QUE TANTO SUA FILHA, QUANTO VÁRIOS DE SEUS ALUNOS, ERAM CAPAZES DE APRENDER CONCEITOS MAIS COMPLEXOS DO MUNDO AO SEU REDOR, MAS AINDA NÃO TINHAM LEITURA INTERPRETATIVA PARA APRENDEREM ALGUNS CONCEITOS.

ELIANA BORALLI JÁ HAVIA ESTUDADO POR ANOS O PROCESSO DE APRENDIZADO DE PESSOAS AUTISTAS, TENDO INCLUSIVE PUBLICADO O LIVRO “AUTISMO, TRABALHANDO COM A CRIANÇA E COM A FAMÍLIA” (FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO – SOB NÚMERO 109.676 – LIVRO: 183 – FOLHA: 311), ONDE ESTE PROCESSO ESTÁ REGISTRADO.

TENDO ENTÃO UM CONHECIMENTO NA PRÁTICA DE QUE O APRENDIZADO DOS AUTISTAS REQUER UM ENSINO ADAPTADO À SUA CONDIÇÃO, CRIOU UM MÉTODO EM 1995, QUE ORGANIZADO EM LIVROS, GEROU O LDVO – LIVRO DE DICAS VISUAIS ORIENTADAS, TAMBÉM REGISTRADO NA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO.

EM DUAS DÉCADAS DE USO COM PROTÓTIPOS DESENVOLVIDOS DE FORMA ARTESANAL, OS RESULTADOS FORAM ABSOLUTAMENTE POSITIVOS NO QUE SE REFERE AO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS. E CONSTATOU-SE QUE ESSE MÉTODO TAMBÉM AUXILIOU OS AINDA NÃO “ALFABETIZADOS”, ENTRE OS 3/6 ANOS DE IDADE, PELO PRÓPRIO FATO DA DIFICULDADE DA CRIANÇA AUTISTA APRENDER A LER E ESCREVER, E AJUDOU NA INTERPRETAÇÃO DO UNIVERSO AO SEU REDOR ATRAVÉS DO “CANAL” DA PERCEPÇÃO VISUAL.

E O QUE VERIFICOU-SE MUITO SIGNIFICATIVO E IMPORTANTE: NESTE PERÍODO, O MATERIAL TAMBÉM FOI UTILIZADO POR OUTRAS CRIANÇAS – INCLUSIVE “NORMAIS” – E, EM TODAS, DESENVOLVEU-SE O INTERESSE, O ENTUSIASMO E, FUNDAMENTALMENTE, O APRENDIZADO QUE TANTO SE BUSCOU NESTE PROCESSO